ROBERTA DIMAURO
ROBERTA DIMAURO
A primeira vez que procurei um psicólogo foi por indicação de um médico. Durante a consulta este profissional percebeu que, além dos sintomas orgânicos, havia também, alguma ou algumas questões emocionais que mereciam atenção. Sim, quando não conseguimos sozinhos, superar nossos problemas emocionais, nosso corpo adoece é uma forma de pedir cuidados.
Em um clique na internet pode-se encontrar muitos motivos para ir ao psicólogo; stress, ansiedade, depressão, angústia, tristeza profunda, processos de luto, sentimentos variados de que algo não está deixando que se viva de forma satisfatória. Muitas questões surgem a partir de um rompimento amoroso, de uma briga em família, da dificuldade de lidar com os filhos, problemas de aprendizagem, das exigências de um chefe, do sentimento de que a vida está muito difícil de ser vivida, enfim, existe uma gama de problemas em que o trabalho de um psicólogo se faz necessário. A estes entre outros sintomas, damos o nome de sofrimento psíquico, ou seja, sofre-se não por algo físico, mas por algo que nos tira o sono, nos desanima, nos tira a alegria de viver. Quando alguma questão permanece em seus pensamentos a ponto de lhe atrapalhar seu dia-a-dia é um dos momentos de procurar um Psicólogo.
O psicólogo então, tem as respostas para todos os problemas? Não, nós psicólogos, nos preparamos para junto com a pessoa encontrar maneiras de superar essas questões que causam sofrimento psíquico. E é por meio de uma escuta atenta, neutralidade, sigilo e em um ambiente apropriado, é possível essa superação acontecer.
O psicólogo atua não somente no consultório, a sociedade utiliza seus serviços em diversos setores: na obtenção da carteira de habilitação, nos esportes, nas avalições psicológicas para cirurgia bariátrica, laqueadura, vasectomia, para porte de arma, na admissão e demissão de funcionários, estudos psicossociais para adoção, determinação de guarda, regulamentação de visitas, nas instituições educacionais e de saúde.
É comum ouvir que, psicólogo e para tratar “loucos”, sim, também cuidamos de pessoas com doenças mentais. Algumas patologias mentais necessitam de acompanhamento psicológico juntamente com o tratamento psiquiátrico.
O Profissional Psicólogo, passa 5 anos se preparando para cuidar das pessoas, faz estágios obrigatórios em instituições, clínicas entre outros, e após a conclusão do curso, não para, continua a estudar e se especializar na área que escolher atuar. É um profissional credenciado que tem um órgão, o Conselho Regional de Psicologia, que supervisiona e regulamenta a atuação dos profissionais psicólogos